Construindo uma ESE-SCC – Parte 3

Nesta última parte do tutorial iremos finalmente testar a recém montada ESE-SCC e finalizar o projeto colocando a mesma novamente na caixa original do cartucho Konami.

 

Validando o funcionamento:

Para verificar o funcionamento, vamos usar o programa ROMLOAD. Este programa foi originalmente criado para carregar ROMs em cartuchos de som originais da Konami que acompanhavam os jogos Snatcher e SD-Snatcher. Porém, desde 2008 ele foi atualizado pelo pessoal do TNI para também utilizar as ESE-SCC. Existem outros programas que também poderiam ser utilizados para o carregamento de ROMs, mas isto deixarei para outro artigo onde farei um Review mais profundo na utilização deste dispositivo.

Se estiver tudo Ok, veja que o ROMLOAD já reconhece a ESE-SCC mesmo sem carregar nada.

 

Carregue então uma MegaROM Konami qualquer (ex. Salamander) e em seguida faça um Reset no MSX para que a ROM carregada seja iniciada.

Tendo a ROM sido carregada na ESE-SCC, a mesma ficará guardada na memória enquanto durar a carga do SuperCap e o switch instalado estiver fechando o circuito. Se o switch instalado for aberto, então os dados armazenados na SRAM se perderão quando o MSX for desligado.

 

 Preparação e Montagem final:

Quando tiver a certeza de que sua ESE-SCC está funcionando corretamente, prepare então a caixa do cartucho Konami para receber a placa.

 

Observem que dependendo do tamanho do SuperCap utilizado, não sobrará muito espaço para a chave (switch), logo torna-se imprescindível usar uma chave que ocupe o menor espaço interno possível no cartucho.

 

Vejam já o switch posicionado e ocupando quase nenhum espaço dentro do cartucho. Para a fixação do mesmo na metade traseira do cartucho, foi utilizada cola Super Bonder. É de bom alvitre também manter o SuperCap fixo no fundo da caixa utilizando da fita dupla-face.

 

Em seguida faça o fechamento da caixa com cuidado para não forçar nada.

 

Resultado final.

 

IDE Tecnobytes + ESE-SCC: Combinação perfeita!

 

Conclusão:

Para aqueles que estão retornando a “cena” MSX, este projeto é uma oportunidade boa de se ter um acessório que permite que se possa executar qualquer jogo Konami MegaROM e boa parte dos jogos padrão ASCII também. Uma ESE-SCC substitui perfeitamente um cartucho Megaram e ainda traz o benefício de se ter o som SCC incorporado.

 Alguns amigos das listas de MSX levantaram a questão de se estar “matando” um cartucho original Konami para a montagem deste projeto. Mas digo desde já que os benefícios de utilização da ESE-SCC em muito superam essas questões, já que você estará utilizando esse cartucho muito mais do que utilizaria um cartucho original. E além disso, sempre existirá um Pennant Race “loose” a venda e pronto para virar uma ESE-SCC. (Ou será que alguém em sã consciência joga esse jogo ?! :P)

No mais espero que tenham gostado do tutorial e aguardem novidades!

Esta entrada foi publicada em MSX com as tags , , , . ligação permanente.