A1200 PPC – Branco de novo! Parte 2

A1200 PPC - Mais branco do que nunca!

A1200 PPC - Mais branco do que nunca!

Normalmente eu evito posts longos, mas dessa vez não teve jeito.

Finalmente terminei a pintura do gabinete do A1200PPC.  Fiz alguns testes, que acabaram não me agradando, e por isso tive que repintar o gabinete mais uma vez. Todo o processo, com as correções e tudo mais, levou uma semana inteira. Logicamente que foi uma semana mexendo nisso apenas uns 30 a 60 minutos no final do dia, quando chego do trabalho ;).  O resultado final me deixou muito satisfeito!

Como se faz, ou melhor! Com EU fiz (cada um pode fazer da maneira que achar melhor, então vou explicar como eu fiz):

Durante alguns anos fui sócio de uma oficina mecânica (meu outro hobby é mecânica automotiva, mas isso eu deixo pra um próximo blog), e durante esse tempo aprendi muito sobre pintura. Algumas pessoas podem pensar: E o que tem haver pintura automotiva com pintura de gabinetes de computador. E a resposta é: MUITA! No fundo as técnicas e procedimentos são muito parecidos.

O que eu preciso pra pintar meu gabinete?

Em primeiro lugar e o mais importante: PACIÊNCIA! Não tenha pressa de ver o resultado final. Segure a ansiedade. Essa é a principal dica de todo esse “tutorial”.

Em segundo lugar, tenha o material e as ferramentas corretas. E que ferramentas são essas? Como eu sei que quase ninguém vai ter um compressor em casa (nem eu tinha até semana passada), vou assumir que vamos pintar com tinta em spray. Sim, eu usei tinta em spray (colorgin ou outra marca a sua escolha) e fica muito bom.

  1. Spray da cor escolhida
  2. Spray “primer”
  3. Lixas d’água (320 + taco de lixar, 600 e 1200 – essa última não é essencial)
  4. Detergente
  5. Panos limpos e que não soltem fiapos
  6. Papel toalha
  7. Redutor (tíner)
  8. Escova de dentes e/ou pincel
  9. Ferro de soldar (opcional)
  10. Soprador térmico ou secador de cabelos (opcional)
Mãos à obra:
Antes de iniciar a pintura, é importantíssimo que a peça esteja limpa, livre de gorduras e seca. Pra conseguir isso, com uma lixa d’água fina (600) lixe toda a peça. Atenção para a dica: Pra conseguir todas essas exigências em um único passo, coloque algumas gotas de detergente no pote de água que você está utilizando pra molhar a lixa. Dessa forma você vai ter uma superfície limpa e livre de gordura ao mesmo tempo.
Depois de completamente lixada, seque a peça com uma pano limpo, completando o serviço com o papel toalha. Se quiser, pode usar um secador de cabelos ou soprador térmico. CUIDADO com os sopradores, pois são muito fortes e o plástico vai derreter se você bobear. Se o calor for muito pra sua mão por exemplo, também é muito pra peça!
Bem, nesse ponto temos uma peça limpa, livre de gordura e seca. Cuidado ao manuseá-la agora pra não engordurá-la novamente…. (nada de comer um sanduíche enquanto faz isso ;)). Use o pincel ou escova de dentes para acessar os lugares mais difíceis.
Hora de pintar! Mas espere, antes devemos aplicar o primer. Primer???
Seja qual for o material da peça a ser pintada, devemos antes aplicar o selante, também conhecido como PRIMER. Fiquei feliz no dia que descobri que existia primer em spray o/! O selante vai deixar a peça pronta pra receber a tinta. O primer também vai te ajudar a descobrir imperfeições na peça, pequenos riscos ou até buracos antes “ocultos”. No caso de riscos menores, o próprio primer vai preenche-los e deixar a superfície mais bonita. Aplique até 3 camadas de primer com intervalos de 3 minutos. Verifique sempre se não escorreu tinta em algum ponto. Se isso acontecer, lixe o local, seque e pinte novamente. Se você nunca pintou nem um “7” na vida com spray, pegue uma madeira ou cartolina e pratique. Não se aventure direto na peça. Limpar é bem pior, acredite em mim. Leias as instruções do spray antes de usar. Qualquer dia eu faço um vídeo de como aplicar a tinta em spray.
Agora espere o primer secar bem, deixe de um dia pro outro se for o caso. Lembre-se, não tenha pressa.
O passo seguinte é lixar a peça novamente (isso mesmo!). O primer fica meio poroso, então com a lixa 600 (ou 1200) lixe a peça toda novamente, repetindo todo o processo até a secagem.
Agora a tinta!
Agora sim. Depois de ler as instruções do spray, aplique uma camada bem fina de tinta. Não se preocupe em cobrir toda a peça na primeira passada. Isso é um erro comum e que normalmente acaba com escorridos na pintura, e a partir desse ponto, um escorrido significa parar tudo, esperar secar (nem tente corrigir agora será pior!!!), e lixar o escorrido. Aplique 3 demãos de tinta com intervalos de 3 minutos. No dia seguinte, dê uma checada na pintura, veja se não ficou nenhuma área “descoberta” ou nenhum escorrido. Se você conseguiu chegar até aqui… Parabéns! Você tem uma peça como nova e pintadinha! 😀
Outras técnicas e dicas…
Vocês devem estar se perguntando onde entra o ferro de solda nisso tudo… Então vamos lá. Quando pegamos uma peça de plástico pra pintar, com anos de estrada, e você é um (chato) perfeccionista como eu, você vai querer (ou tentar) deixar a peça o mais nova e íntegra possível, certo? É aí que entra o ferro de solda. Usando um pedaço de plástico (de pote de 2L de sorvete por exemplo), você pode derretê-lo com o ferro de solda e tampar furos e arranhões nos gabinetes ou qualquer outra peça de plástico. Tem que ter prática e paciência. Não é possível reproduzir texturas, mas dá pra soldar as peças com esse método. É a restauração num segundo nível. Não se preocupe em deixar lisinho (ainda). Deixe sobrar um pouco de plástico (onde havia o buraco, agora deixe um caroço), mas não muito grande. Quanto maior a sobra, maior o trabalho. Tampado o furo, vai estar feio, acredite :D. Mas não se preocupe. Com a lixa 320 e um taco de lixar (pode ser uma madeira lisa e plana) lixe o caroço até a superfície ficar certa novamente. Quando conseguir isso, aplique o primer. Verifique novamente se não é necessário lixar mais ou completar novamente o buraco com mais plástico. Repita isso até considerar que está bom. Agora é só mandar tinta e curtir o gabinete zerado novamente.
Pessoalmente eu usei essa técnica várias vezes em pára-choques de carros e nos gabinetes do A4000 (um furo e alguns arranhões) e no A1200PPC. Pois é, numa das montagens, peguei um parafuso errado e apertei. Quando vi, o parafuso havia vazado o gabinete e aparecido na parte inferior do teclado :P. Mas como podem ver… está novinho novamente.
O redutor é muito bom para remover a tinta, mas cuidado, pois ele DETONA o plástico. Se você bobear ele deixa o plástico tão molenga que qualquer descuido vira uma buraco, até com o toque da sua unha.
Outra dica é o verniz, também encontrado em spray. Aplicado ao final do processo de pintura, confere brilho e proteção. Mas não gostei do resultado no plástico. Usei nas peças de ferro internas do A4000 e ficaram perfeitas. Não vou usar no gabinete, mesmo sendo de ferro (aço), pois não quero esse efeito brilhoso que o verniz deixa. Tem como melhorar isso, lixando com a lixa 1200 depois de seco. Mas aí já é questão de gosto.
Ah! Antes de montar tudo, deixe uns 3 dias secando. É o tempo de cura da tinta. Antes disso, com 24 horas, já se pode tocar na peça, mas qualquer vacilo todo o trabalho vai por água abaixo…
Espero que tenham gostado.
NÃO ME RESPONSABILIZO POR NENHUM DANO CAUSADO PELO USO DAS INFORMAÇÕES DESCRITAS NESSE OU EM QUALQUER OUTRO POST DO BLOG AMX PROJECT. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO.

Vista Frontal

Vista Frontal

Traseira

Traseira

Vista lateral (DRIVE)

Vista lateral (DRIVE)

Vista lateral (CF Card / PCMCIA)

Vista lateral (CF Card / PCMCIA)

Branco de novo!

Branco de novo!

Não podia faltar o botão do drive também!

Não podia faltar o botão do drive também!

Esta entrada foi publicada em Amiga com as tags , , , , , , . ligação permanente.

5 Respostas a A1200 PPC – Branco de novo! Parte 2

  1. Pingback: Projetos em andamento: AMIGA, APPLE e MSX « AMX Project

  2. Pingback: Projetos em andamento: AMIGA, APPLE e MSX « AMX Project

Os comentários estão fechados