“Brincando” com a V9990

Sábado chuvoso, já cumpri com as tarefas “de casa”, resolvi brincar um pouco com a V9990. Pra quem não conhece a V9990 é uma placa (ou cartucho se preferirem) com um “novo” processador de vídeo (VDP) para MSX. Fabricado pela Tecnobytes (Oazem) ela é compatível com a GFX9000. Esse VDP, segundo dizem, seria o processador de vídeo utilizado numa versão do TurboR que não chegou a ser lançada, o que é uma pena. Dá pra ver que ela tem “poder de fogo”, mas esbarra em alguns problemas. Eu estou usando por enquanto o GBasic que é compatível, ou seja, consegue utilizar seus novos recursos, ou quase isso… Infelizmente não chegaram a implementar completamente a parte de Sprites no GBasic, o que limita de certo modo o principal uso da V9990. Mas mesmo assim, resolvi testar suas qualidades. Existe ainda uma alternativa, que seria o Power Basic, que também é compatível com a V9990, mas ainda não tive oportunidade de experimentar.

Nos testes de hoje, peguei algumas imagens na WEB, fiz algumas alterações no Paint (isso mesmo paint! rsrs), com o MSXView gerei uma imagem no formato que o MSX entende, no caso usando Screen13, e o resto foi colocar a mão na massa, ou melhor, no teclado mesmo…

Depois de algumas horas, o resultado foi publicado nesses dois vídeos. Ainda falta o cenário atrás para dar ideia de movimento, mas pra algumas poucas horas de “trabalho” estou satisfeito. Fiquei impressionado com a velocidade da processador, já que estou usando o recurso de “copy” das imagens pra simular o efeito do sprite. Realmente animador. Imagine com sprites…

No primeiro vídeo o caminhão está sempre se mexendo e cada vez mais rápido ou mais devagar de acordo com a velocidade que vou atribuindo com a “seta pra cima” ou “seta pra baixo”. No segundo, resolvi implementar uma forma diferente, onde ele só mexe de vez em quando, como se passasse por alguma irregularidade, de forma aleatória, mas também com controle de velocidade nas teclas direcionais.

Quando parado, é possível acionar o canhão. Tive que fazer o quadro a quadro da traseira do caminhão abrindo e o canhão aparecendo. Esse canhão na verdade era uma bazuca de outro personagem que recortei e improvisei. Até que não ficou tão ruim. 😛

Bem, é isso.

Vamos ver no que vai dar essa brincadeira (se é que vai dar em alguma coisa)… sábados tranquilos assim são raros… sabe-se lá quando vou mexer nisso outra vez…

Abraços!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=SgZFLkIPzIo]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vmj78SlD9AA]

Esta entrada foi publicada em MSX com as tags , , , . ligação permanente.