A memória do Amiga – simplificando…

CHIP RAM x FAST RAM

Muitos já sabem, alguns ouviram falar e outros não fazem a mínima ideia de quais sejam as diferenças entre os esses dois tipos de memória que fazem parte da arquitetura dos Commodore Amiga. E pode acreditar, é muito simples!

CHIP RAM

A604 - Expande a ChipRAM do A600 para 2MB e ainda trás outras funcionalidades.

Essa memória é acessada tanto pelo processador (motorola 680XX) quanto pelos chips customizados de som e vídeo. Sem ela não há como o micro funcionar. O máximo de memória chip que podemos ter num Amiga Clássico é 2MB e mesmo assim depende de cada modelo. Veja:

Modelo ChipRAM Original
A500* 512KB
A500+* 512KB – OCS
1MB – ECS
A600** 1MB
A1000 256KB
A1200 2MB
A2000 512KB – REVs. 3.x/4.x/5.x
1MB – REV. 6.x
A3000 1MB
A4000*** 2MB

* Existia uma versão do chip Agnus que ficou conhecida como “Fat Agnus”, que adicionava o excedente de 512kB de memória do sistema como “pseudo FastRam”, ou como também ficou conhecida, “SlowRam”. Isso acontece porque essa memória fica mapeada em registros que estão fora do alcance do chipset, e só podem ser acessados pelo processador. E como toda memória que não é acessível pelo chipset é conhecida como FastRam, recebeu esse nome. Mas na verdade ela está no mesmo barramento de 16-bits usado pela ChipRam, e por isso é lenta. Por isso o nome de “pseudo FastRam“, ou “SlowRam”.

Existiu ainda uma outra versão que permitiam ter 1MB ou 2MB de ChipRam e que foram chamadas de “Fatter Agnus” (um Agnus mais gordo ainda), mas no fundo nenhum desses nomes era oficial.

“Eu particularmente (junto com outros vários pelo mundo) prefiro chamar de “slowram” toda memória que não está conectada diretamente ao barramento do processador. E esse tipo de barramento surgiu com os processadores de 32-bits, ou seja, a partir do 68020 e com a introdução do Alice, que usa um barramento de 32-bits. Nesse caso, adicionar fastram (como no trapdoor de um A1200) quase dobra a velocidade do Amiga! Mas o mesmo não acontece com os modelos OCS ou ECS que usam o Agnus.

Se adicionar uma aceleradora com processador 020 ou superior, e com memória local, direto no barramento do processador, há também um aumento significativo de velocidade.

A ChipRam é uma memória “síncrona” pois é compartilhada pela CPU e os custom chips, gerenciada pelo Agnus. Já a FastRam é “assíncrona”, pois é acessada apenas pela CPU, e não há nenhum tempo de espera, por isso é possível mover informação nessa memória muito mais rapidamente”.  – Marcelo Pires (Mugo)

**Existem expansões de memória como a A604, que dentre outras funcionalidades, permite que se chegue a 2MB de ChipRAM no A600;

***No A4000 existem um jumper na placa mãe onde, teoricamente, se poderia selecionar entre 2MB ou 8MB de ChipRAM. Neste micro, um slot específico dentre os 5 disponíveis para os pentes de memória, é reservado para a ChipRAM. Logo, seria fácil expandi-la,  porém isso nunca foi implementado :(.

Ter mais ChipRAM permite usar mais cores e maior resolução na tela.

Mas e a FastRAM?

ZorRAM - 128 ou 256MB de FastRAM para o seu A3000 ou A4000

A FastRAM é uma memória que só pode ser acessada pelo processador principal. Os chips customizados estão de fora dessa. Como algumas máquinas não vêm com esse tipo de memória (A600 e A1200 por exemplo), ao adicioná-la, o micro ganha muito em desempenho e torna o uso do Workbench uma tarefa muito mais prazerosa, ainda mais se esse upgrade de memória vier acompanhando de uma aceleradora (falaremos sobre a aceleradora numa outra oportunidade). Existem momentos que a falta de FastRAM

Aceleradora Blizzard 1260: Até 128MB de FastRAM no slot SIMM de 72pinos.

impede, ou melhor, impossibilita a execução de alguns programas. Na hora de escolher qual memória comprar, muitas vezes a melhor opção é investir numa aceleradora, pois estas normalmente já vem com FastRAM instalada (ou pelo menos com o slot adequado para a tal) entre outras funções adicionais. Pense nisso antes de comprar um cartão de memória para o seu A1200 por exemplo, pois ocupar a “Trapdoor” somente com memória pode não ser a melhor opção.

“No Amiga toda memória autoconfigurável é automaticamente priorizada conforme a sua velocidade. Num A3000 por exemplo, você pode ter memória 16 bits de uma expansão Zorro II, ou memória 32 bits de uma expansão Zorro III, ou memória 16 bits do barramento da placa mãe, ou ainda memória 32 bits instalada localmente numa aceleradora. Cada uma delas tem um desempenho diferente, e o sistema atribui a cada uma delas uma prioridade diferente, sendo a mais rápida usada primeiro”. – Marcelo Pires

Se você ainda não tem FastRAM no seu Amiga… o que está esperando???

Memória nunca é demais!

Abraços!

A AMXProject agradece a valiosa contribuição e comentários de um dos maiores conhecedores de Amiga no Brasil: Marcelo Pires. Valeu Mugo!

Esta entrada foi publicada em Amiga com as tags , , , , . ligação permanente.