AMIGASYS 4 AGA – Instalando…

Ontem a noite fiz a instalação do AMIGASYS 4 AGA (http://amigasys.ultimateamiga.co.uk/amiga.html) num AMIGA 1200. O AmigaSYS 4 AGA, pra quem ainda não conhece, é uma pré-instalação do Workbench versões 3.0, 3.1 e 3.9, para os Amigas 1200 e 4000 ou ainda para os emuladores. Um excelente trabalho que envolveu muita gente. No site oficial tem todo o passo-a-passo para a instalação, que por sinal, foi bem tranquila. Muitas pessoas preferem instalar pelo emulador no PC e depois espetar o HD ou CF no Amiga, mas eu resolvi fazer tudo direto na máquina real.

Como eu já estava com uma versão estável do WB3.1 rodando numa partição de 305Mb de um CF card de 16Gb, eu primeiro fiz um backup numa pasta “OLD”, afinal, nunca é demais previnir ;). Baixei no PC uma versão compactada do AMIGASYS própria para instalação nas máquinas reais. Fiz a transferência entre o PC e o Amiga com um CD-R. Para poder conectar o CD e o CF ao mesmo tempo com os recursos disponíveis, precisei utilizar uma plaquinha chamada IDEFIX (falo mais sobre ela numa outra ocasião). Funcionou muito bem. Depois de feito o backup, foi só descompactar o arquivo direto na raiz da partição principal, mas antes, para evitar problemas do tipo “arquivo em uso”, eu reiniciei a máquina por um disquete do WB3.1.

Uma dica interessante é o programa FileManager3.1. Ele te ajuda bastante na hora de fazer o backup ou qualquer outra operação com os arquivos. Ele lembra muito o DirectoryOpus e vem junto no arquivo compactado do AmigaSYS.

O passo seguinte foi renomear a partição para “System” e reiniciar a máquina. A partir desse ponto é só seguir as instruções que aparecem na tela. Coisas do tipo: Linguagem que vai utilizar, esquema de ícones, resolução de tela e o Sistema “base” (3.0, 3.1 ou 3.9). Tudo bem simples. Eu usei a versão 3.1 (você precisar ter os discos da versão que escolher… pelo menos os discos “Workbench” e “Extras”). Um coisa que eu gostei é que se eu colocar o CD do OS3.9 ele vai atualizar automaticamente a minha versão do AmigaSYS. Vou testar isso em breve!

Em breve eu posto mais impressões sobre o AmigaSYS4 AGA.

Seguem algumas fotos.

 

 

Esta entrada foi publicada em Amiga com as tags , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

3 Respostas a AMIGASYS 4 AGA – Instalando…

Os comentários estão fechados