Após um longo e tenebroso inverno para os posts aqui no AMX, venho agora trazer uma novidade (nem tanto assim) essencial para aqueles que estão assistindo os seus tão queridos monitores LG M1x21 morrerem por velhice. Não é novidade que muitos dos nossos monitores LCD estão morrendo devido a falha na tela LCD e outros componentes. Por vezes a solução é arranjar um outro monitor LG ou Samsung comuns, com a tela ainda em bom estado, e realizar a troca (sim, são compatíveis). Porém, a troca da tela por outra usada, é apenas uma medida paliativa, pois eventualmente essa tela também irá apresentar problemas em um futuro breve. Tendo isso em vista, começamos a ter que partir para outras soluções como, nesse caso, converter TVs de tubo modernas (e que se acham por preços convidativos) para aceitar o sinal RGB 15Khz de nossos micros 8 bits.
Agradecimentos
Primeiramente agradeço ao amigo André Tavares por ter me cedido a TV para a realização desta modificação e também ao amigo Gustavo Rybarczyk, por passar as dicas de como implementar o mod, já que ele havia realizado esta modificação e uma outra TV Philco, mas de modelo diferente.
Preparativos
Antes de começar, garanta que a sua TV Philco a ser modificada, seja a de modelo TP-1452N (14¨) (foto abaixo). Através do manual de serviço, fica a entender que essa modificação também pode ser realizada no modelo TP-2052N (20″) , pois o esquema é o mesmo para as duas TVs. Há outros modelos Philco, mais antigos, que esse mod também pode ser realizado, porém há que se verificar a possibilidade de acordo com o modelo.
Para este mod serão necessários fio para wirewrap longos (coloridos, se possível, para tornar mais clara a execução), uma chave liga/desl comum, 1 resistor de 10K ohms, 1 conector fêmea HD15 (VGA) e fita isolante. Como ferramentas, chave Philips para abrir a TV, chave de fenda grande com fio ligado a mesma para descarga do tubo (importante!), ferro de solda, solda e uma ferramenta de corte, tipo dremel, para abrir os recortes no gabinete da TV.
Execução
IMPORTANTE: Antes de sequer abrir a TV, garanta ter uma chave de fenda grande ou similar, ligada a um fio grosso, para a realização da descarga do tubo de imagem. O mesmo deve ser descarregado para se poder trabalhar com segurança na TV. Não vou entrar aqui nos detalhes de como fazer a descarga no tubo, mas deixo aqui o link de um ótimo video no youtube com essa demonstração. Não ignore esta ação pois há risco de choque elétrico grave.
Para começar, solte a TV da tomada elétrica e a desligue no botão liga/desl. Abra a TV pelo gabinete traseiro soltando os 4 parafusos philips principais e também o parafuso menor acima dos conectores RCA. Após soltar estes parafusos, puxe com cuidado a parte traseira do gabinete o suficiente para realizar a descarga do tubo conforme mostrado neste link.
Após a descarga do tubo, desconecte o plug do alto-falante da TV e remova completamente a tampa traseira com cuidado. Coloque uma proteção na mesa e deite a parte da frente do tubo na mesma e com cuidado, remova as travas da placa, nos trilhos do gabinete, e puxe a mesma para fora.
Construa um conector VGA que será usado para ligar os sinais de entrada RGB na TV, para isso siga o diagrama abaixo. Não esqueça de conectar os pinos indicados no GND.
Após a confecção do conector, procure os seguinte pontos de conexão na placa conforme os diagramas e fotos abaixo.


Agora prepare a chave que fará a comutação entre modo “normal” e “modo RGB” na TV. Para isso, solde na chave um resistor de 10K em uma das pontas e depois um fio ligando a outra ponta do resistor e também outro fio ligando o outro terminal da chave. Siga o diagrama abaixo.


Realizado esses passos, chega a hora de testar. Coloque a TV novamente em posição normal, encaixe a placa nos trilhos e ligue a TV. Ligue uma fonte RGB no conector VGA (neste caso utilizei um dos meus MSX Hotbit e que já tem uma saída RGB 15Khz por um conector VGA).
Após realização dos testes e verificado o funcionamento, comece com os cortes na tampa traseira para colocar o conector VGA e a chave do modo RGB.
No final, basta remontar a TV, não esquecendo de reconectar o alto-falante interno.
Observações
- A chave, quando desligada, retorna a TV para o modo normal de operação da entrada AV. Quando acionada passa para o modo RGB.
- Esta TV funciona apenas em 60Hz. Então para equipamentos que funcionem em 50Hz, o RGB não funcionará.
- Quando adquirir uma TV dessas, garanta de ter ou comprar o controle remoto dela, pois será necessário para acionar o modo AV para exibição do RGB. O controle também é necessário para entrar no modo de serviço de forma a ajustar a posição da tela ou demais configurações.
Segue aqui o link para download do manual de serviço e esquemático desta TV.
Abs,
Daniel