CFFA3000 – Primeiras Impressões

Depois de alguns meses de espera, finalmente chegou a CFFA3000 lá em casa. O problema foi a facada da receita federal (R$ 214,25) de imposto. mas, valeu cada centavo. Por enquanto fiz alguns testes iniciais. Nos próximos posts vou abordar com mais profundidade todos os recursos da placa.

A CFFA3000 possui uma entrada para Compact Flash e uma porta USB (para utilização com pen drives) que funcionam como mass storage. Isso permite que ela, além de funcionar como um HD, rode todos os programas a partir de imagens compatíveis com os emuladores para Apple II (dsk, po, 2mg, do, nib). Além disso, ela ainda é um emulador de disquetes, podendo rodar todas as imagens tipo DSK (140k) a partir de dois drives virtuais.

O ponto negativo da placa é que os acesso para os conectores do Compact Flash e da USB são internos, fazendo com que você tenha que abrir a tampa do gabinete para conectá-los. Uma forma de contornar esse problema é utilizar um cabo extensor para o USB. No caso do leitor de CF não há necessidade, pois todas as imagens podem ser carregadas a partir do pen drive ou da placa de rede.

Outra grande sacada da placa é o fato de o USB e o CF serem hot-swap. Mesmo com o computador ligado é possível substituir o pen drive e o Compact Flash.

Opcionalmente, é possível adquirir junto com a placa o CFFA3000 Remote, que permite a troca das imagens montadas nos dois drives virtuais (muitos jogos possuem mais de uma imagem).

A CFFA3000 é compatível com Apple II, Apple II+, Apple IIe, Apple IIGS e Apple III. A configuração é feita através de jumpers na própria placa. Ela também funciona nos ambientes DOS, PRODOS, GS/OS e SOS.

No momento em que eu escrevi este post, a primeira fornada já estava esgotada. Mas o Rick prometeu a segunda leva de placas disponíveis para venda em breve. Elas podem ser adquiridas no site da R&D Automation (http://dreher.net).

 

 

Esta entrada foi publicada em Apple ][ com as tags , , , , , . ligação permanente.

Uma Resposta a CFFA3000 – Primeiras Impressões

  1. Pingback: Episódio 20 – Parte A – Dossiê 6502 | Retrocomputaria

Os comentários estão fechados