Quem tem um Commodore Amiga ou conhece quem tenha, muito provavelmente já ouviu a famosa pergunta: “Já trocou os capacitores?” E posso te garantir, por experiência própria, que isso é muito mais importante do que muitos imaginam ou acreditam!
Eu não vou entrar no mérito e nem tentar explicar (até por que essa não é a minha praia) o que é ou como funciona um capacitor eletrolítico, esse não é o objetivo, mas deixarei alguns links sobre o assunto no final do artigo.
Embora o capacitor eletrolítico seja um componente que mereça atenção em qualquer equipamento mais antigo, o problema de vazamento acontece nos modelos de Amiga que utilizam capacitores SMD, ou seja, o A600, A1200, A4000 (incluindo o torre) e o CD32. Isso não quer dizer que os capacitores dos outros modelos não precisem ser checados e até substituídos, mas o índice de problemas é bem menor e nem se compara com o estrago causado pelo vazamento do ácido do capacitor SMD.
Nos A2000, A3000 e no A4000 existe o problema de vazamento do ácido da bateria, que é tão ruim quanto o vazamento dos capacitores, com efeitos colaterais parecidos e precisam de atenção. Se você ainda tem a bateria original em um desses modelos, retire-a ontem! Infelizmente, se a bateria ainda for a original, a chance dela já ter vazado é bem grande…
Eu pensei em escrever esse artigo durante uma limpeza e organização de arquivos. Encontrei algumas fotos de uma placa de A600 que eu recuperei depois de alguns capacitores vazados.
Esse caso me fez lembrar o motivo pelo qual eu parei de fazer essas coisas… Foi bem trabalhoso! E um pequeno detalhe. O micro funcionava antes da substituição dos capacitores, depois de tudo limpo, isolado e montado ele não ligava mais… ou melhor, ligava mas não dava imagem. Provavelmente ele pararia de funcionar dentro de algum tempo, mas nada pior que o micro chegar funcionando e depois do reparo que deveria deixá-lo em ordem, ele ficar pior! :-/
Eu já havia refeito algumas trilhas e “by-passado” algumas ilhas, mas havia mais uma trilha perdida. Com essa trilha refeita o micro ligou e passou a funcionar normalmente, exceto pelo som. Um dos canais tocava muito baixo.
Depois de bolar uma espécie de estetoscópio (forcei hein!?) e literalmente procurar pelo som, encontrei o motivo. Era mais uma vítima do ácido… o CI amplificador de som também tinha ido pro espaço…
No final, placa salva e mais um Amiga de volta a ativa. Nem sempre a coisa funciona assim, já peguei placas em estado lastimável e que não valia sequer o esforço pra tentar recuperá-la, tamanho o estrago feito pelo vazamento do ácido.
Vamos às imagens, mas não se esqueça: Com ácido de capacitor SMD não se brinca! 😉 Trate de trocar os capacitores ou leve para um técnico de confiança fazê-lo (alou Trucco!)
Já trocou o capacitor do seu Amiga? O que você está esperando?
Links:
http://www.hardware.com.br/termos/capacitor-eletrolitico
http://www.victortrucco.com/Commodore/CapacitoresAmiga/CapacitoresAmiga