Essa é a primeira parte da história do Felix, um MSX Expert 1.1 que está sendo inteiramente restaurado.
Mas porquê Felix?
Bem, quando eu e o Alex fomos buscar esse micro na casa do nosso grande amigo Edson (Sucochip), ele estava procurando um de seus gatos que havia sumido… aquilo ficou marcado, já que o Edson estava todo lanhado. Depois já em casa, ao desmontar o micro, achei vários pêlos felinos com seu cheiro característico :D, daí surgiu a brincadeira. E nenhum gato é mais clássico do que o Felix. Desde então, sempre que nos referimos à esse micro o chamamos assim. Agora já era ;). Gostaria de deixar bem claro que eu comprei o micro sabendo das sua condições. Um grande abraço Edson!!!!
Examinando a bagaça
Minha nossa. O micro estava bem acabadinho. Detonado. Gabinete amassado, arranhado, descascando, enferrujado por dentro e por fora, fio remendado… Mas era exatamente o que eu estava procurando! Louco? Não… só um pouquinho. Além do mais, funcionava perfeitamente e isso pra mim era o mais importante.
O objetivo
A meta pra esse projeto era conseguir restaurar todo o gabinete do Expert, instalar um drive de 3.1/2 estilo “DDPlus”, fonte de PC, Kit 2.0 DDX e o que mais viesse na cabeça. Enquanto eu trabalhava na desmontagem e funilaria do MSX, o Alex conseguiu uma fonte de um PC Compac, que apesar de não ser uma mini-ATX, era menor que as ATX´s comuns. Com um pouco de esforço caberia.
Mãos à obra
O primeiro passo foi desmontar todo o MSX. Tudo mesmo! As placas foram tomar um banho com esfregão e o gabinete foi para a funilaria. Com algumas técnicas também adquiridas nos tempos de oficina, o gabinete voltou à velha forma e bastava então a pintura. Lixei todo o gabinete, inclusive a frente plástica. O mesmo trato foi dado no fundo. Os cabos flat estavam mofados e pareciam feitos de aço também de tão duros. Com silicone automotivo, dei uma amaciada e depois lavei bem com detergente. Ficou muito bom. Quase novos ;).
Vejam mais algumas fotos de como o Felix chegou aqui. Na próxima parte, vou falar um pouco da pintura do gabinete.
Abraços.
3 Respostas a Felix – A restauração de um MSX – Parte 1