Retorno às origens – TK2000 MICRODIGITAL

UM POUCO DE HISTÓRIA 

Novamente retorno as minhas origens, dessa vez com o TK2000, meu primeiro micro, que ganhei em 1984 e marcou o início do meu contato com a informática. 
 
Confesso que perturbei meu pai, falado de computadores por quase um ano, pedia quase todo fim de semana que me levasse na Tele Rio, Mesbla, Ponto Frio e onde mais tivesse computadores nas vitrines ou em mostruários das lojas. 
 
Finalmente o dia chegou, seria um presente combinando de Natal e aniversário. Sai com meu pai em um sábado, não lembro o mês, mas seguimos em direção ao shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro e o micro foi comprado na Color Center, loja com forte foco em venda de máquinas fotográficas, filmes e revelações, que também vendia produtos eletrônicos, como som, videogames e computadores. 

O FABRICANTE   

Fundada em 1981 pelos irmãos George Kovari, Thomas Kovari  e um terceiro sócio, que se mantem anônimo, a Microdigital Eletrônica Ltda foi uma das principais fabricantes de computadores pessoais durante os anos 1980. Beneficiada pela reserva de mercado imposta pelo governo militar, que tinha como meta desenvolver tecnologia no Brasil. 

A Microdigital lançou diversos produtos que ficaram muito conhecidos, como os TK80 e TK82 (clones do Sinclair ZX80), TK82C, TK83 e TK85 (Clones do Sinclair ZX81), TK90X e TK95 (clones do ZX Spectrum, também fabricado pela Sinclair), TK2000 (Apple Compatível), TK3000 IIe e TK3000 IIe  Compact (clones dos Apple IIe) e TK EXended (Versão do PC XT). A sigla TK, foi utilizada em quase todos os produtos e seu significado já é bastante conhecido, refere-se as iniciais do Thomas Kovari. 

APRESENTAÇÃO

O TK2000 foi apresentado ao público na 3ª feira Internacional de Informática, em outubro de 1983 no Parque Anhembi, em São Paulo. A Microdigital tinha como objetivo disponibilizar um computador pessoal com recursos para aplicações profissionais leves e que tivesse disponível uma boa gama de programas, além possibilidade de laser com jogos colorido em alta resolução.

COMPATIBILIDADE 

Anunciado como um Apple II compatível, teria disponível programas Apple DOS e Apple II Plus que o tornavam uma boa opção de entrada, entretanto sua compatibilidade era parcial com softwares e hardwares e muitos programas não rodavam ou só funcionavam com adaptações. 

O interpretador de linguagem BASIC era integrado e compatível com o Applesoft BASIC, contudo alguns comandos eram inexistentes ou possuíam comportamento diferente no Apple original. 

Outros pontos de incompatibilidade ocorriam durante acessos direto à memória, devido a forma como ela estava organizada, em função de diferenças em sua ROM e por ter apenas um slot de expansão, podendo ser um limitador para usuários mais profissionais. 

CARACTERÍSTICAS

SOFTWARE RESIDENTE EM ROM


FONTE DE ALIMENTAÇÃO 

ORIGEM DO PROJETO

O TK2000 de fato foi um clone do Micro Professor II (MPF-II), lançado em Taiwan pela Multitech (futura Acer) em 1982 e projetado para ser compatível com o Apple II, porém com uma arquitetura simplificada, suprimindo algumas características do modelo original, com isso tendo uma compatibilidade parcial. 

O design do TK2000 foi inspirado no gabinete do ATARI 1200XL, com diferenças nos conectores laterais e traseiros. 

 LANÇAMENTO 

Oficialmente o lançamento para o mercado foi em 15 de março de 1984, com algumas mudanças visuais na diagramação, com a Microdigital obtendo relativo sucesso em vendas. 
 
Imagens de divulgação que saíram nas revistas da época, como a Micro Sistemas, Info, Microhobby, Micro Bits, Micro Mundo, Micro & Vídeo, entre outras. 



 TK 2000 COLOR








 ENTRADAS E SAÍDAS

Saídas de vídeo e entradas de K7 


MAPA DE MEMÓRIA DO TK 2000 

TODAS AS VERSÕES 

Em 1985 a Microdigital lança o TK2000 II com duas novas revisões, uma de 64k e outra com 128K, aumentando mais ainda o foco profissional e com isso ganharia tempo para o lançamento do TK3000 IIe, que vinha sendo desenvolvido pela empresa e seria o primeiro clone do Apple IIe no Brasil.

Os três modelos do TK 2000, TK2000 II 64k e Tk2000 II 128k

 TK 2000 II 64k 

O TK 2000 II 64k e o TK2000 original, basicamente possuíam as mesmas funcionalidades e a Microdigital teria vindo com uma estratégia de marketing informando ocorrência de aperfeiçoamentos na versão II de 64K, além de apenas mudanças nas inscrições do gabinete.


Entretanto no apêndice G do manual técnico do TK2000 II, existe a seguinte informação sobre diferenças, com a incorporação de 16k de memória RAM dinâmica:


TK 2000 II 128k

O TK2000 II 128k possuía duas revisões conhecidas: 

  •  A TD112, uma placa de expansão de 64k (baseada na Saturno 128, uma expansão de RAM do Apple II+), conectada a placa mãe padrão usada pelos TK2000 e TK2000 II 64k, obtendo 128k.  
  • E a revisão TD122, com todos os componentes na placa mãe, acabando com adaptação de uma placa satélite. 

TD112 

TD112 

TD122

No apêndice H do manual técnico é possível verificar com está organizado a expansão de memória do TK 2000 II 128k:

INTERFACE DE DISCO

A Microdigital lançou uma interface de disco padrão Apple II, para TK2000 e durante as pesquisas identifiquei duas versões:

TD-0J1

P01-11/4M

SISTEMA OPERACIONAL

Junto com a Interface de disco, foi lançado o sistema operacional TK-DOS 3.3, compatível com o DOS 3.3 do Apple II. O TK-DOS é exclusivo do TK-2000 em função das diferenças de endereços de memória com o Apple. 

Os comandos do TK-DOS são os mesmos do DOS 3.3 do Apple e incluindo qualquer operação nos disquetes padrão DOS 3.3. 
 
Não há comandos no TK-2000 para acessar o slot lateral diretamente como é feito no Apple II com os comandos PR# e IN# e para realizar o boot e carregar o sistema TK-DOS, foi introduzido o comando DSK, bastando carregar de disquete com o sistema. 
 
O carregamento do TK-DOS na memória, o aloca em região da segunda página de vídeo ficando impossibilitado de se utilizar o comando MP e acessar a página HGR2, caso a segunda página de vídeo seja acessada, o TK-DOS será corrompido na memória. 
 
Umas informação importante é que o slot lateral do TK-2000 representa o slot 2. 

INTERFACE SERIAL ASSÍNCRONA RS-232C

A Microdigital desenvolveu uma interface serial assíncrona RS-232C, onde podem ser conectados impressora, modem externo ou até comunicar com outra interface serial. Conectada no slot lateral e contém um conector DIN para realizar a conexão com outro equipamento. 

Interface RS232C

JOYSTICKS MICRODIGITAL – TK-STICK 

Foram disponibilizados em duas cores, branco e preto, para ser conectado na entrada lateral esquerda do gabinete. 
 


FIM DA FABRICAÇÃO

Em 1987 o TK2000 foi descontinuado e alguns motivos podem ser destacados, como não ter uma base de softwares robusta, a maioria de seus programas estavam em fitas cassete, com poucos títulos em disquetes e crescimento de demanda por aplicações que seu sucessor, o TK3000 estava apto a cobrir, principalmente por sua compatibilidade com o Appel II, sem restrições e mais adaptado ao mercado.   

Esta entrada foi publicada em Apple ][. ligação permanente.

Deixe um comentário