Utilizando o SDCC – Small Device C Compiler – Instalação e Configuração (parte 1)

O SDCC é um cross compiler open source que permite a você desenvolver programas em Linguagem C para diversos processadores (Zilog Z80, Intel 8051, Motorola 68HC08, dentre outros), a partir do seu PC, rodando Windows ou Linux. Nesse post abordaremos apenas o Z80, cujo foco é o MSX.

O objetivo aqui é abordar passo a passo a instalação do SDCC, instalação e configuração do Eclipse (que será usado como editor para o desenvolvimento dos programas) para ser utilizado junto com o SDCC. Devido a extensão do assunto, dividiremos esse assunto em mais de um post.

Abordaremos aqui também a configuração das bibliotecas para o Internestor, que permite o desenvolvimento de programas para acessar redes locais e internet.

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SDCC

A versão utilizada será do Windows 32 do SDCC. Procurem utilizar sempre a última revisão (na data da publicação desse post estava na 3.0.0).

O arquivo de instalação pode ser baixado em http://sourceforge.net/projects/sdcc/files/. Clique duas vezes sobre o arquivo que a instalação será iniciada.  Ao final da instalação, o instalador perguntará se você quer adicionar o caminho selecionado durante a instalação a variável PATH do Windows. Deixe essa opção habilitada, pois o SDCC é composto por uma série de arquivos executáveis que serão utilizados a partir do prompt de comandos do Windows. Dessa forma, em qualquer diretório que você estiver, você poderá acessar os arquivos. O Eclipse também utilizará a variável PATH do Windows para acessar o compilador do SDCC

Para verificar se ele está funcioanando, digite sdcc -v a partir do prompt de comandos do Windows (digite CMD no menu iniciar). Ele deverá retornar o seu número de versão, algo como descrito abaixo:

“sdcc for win32 is fully relocatable. Try `sdcc –print-search-dirs` if you have problems with header or library files. See sdccman.[txt|pdf|html] for more detailed information.”

O SDCC é composto por uma série de arquivos executáveis (não possui interface gráfica nem editor). Portanto, é recomendável que você utilize um editor com possibilidade para programação de macros (facilita o processo de compilação e geração de build) e configuração de layout para a linguagem C.

Utilizaremos aqui o Eclipse como referência. Ele possui um plugin para utilizar o SDCC como compilador, que configura todo o seu ambiente para programação em C. Sua configuração será descrita no próximo post.

Esta entrada foi publicada em MSX com as tags , , , , . ligação permanente.

Uma Resposta a Utilizando o SDCC – Small Device C Compiler – Instalação e Configuração (parte 1)

Os comentários estão fechados