Salve pessoALL!
Ontem chegou aqui em casa para um serviço de restauração, um dos MSX mais bonitos já fabricados na minha opinião… e completinho, “double deck” 🙂 – SONY HB-F900 junto com o “acessório” AV CREATOR HBI-F900, simplificando, um mixer de som e imagens. Simplesmente espetacular!
Considerações iniciais, também conhecido como: Vamos ver o que temos aqui…
O micro, que originalmente é um 2.0, já foi devidamente atualizado para 2+, mas está precisando de um trato geral na lata… Muita ferrugem, arranhões, amassados, enfim, terá que passar por um OVERHAULIN´ literalmente e isso tudo multiplicado por 2! É como se fossem dois computadores para restaurar… ;).
Olhando com calma se percebe diversas moças na tampa, além de inúmeros arranhões. A parte inferior do HBI está tomada por ferrugem, chegando até as laterais e tampa traseira. Isso é o que mais me preocupa, já que se eu pintar ali, vou apagar os caracteres. Mas isso vou resolver no momento certo.
Primeiro passo: Desmontar TUDO!
Depois de ver o tamanho da “encrenca”, o negócio é desmontar tudo. Eu decidi começar pelo HBI, pois é quem está em pior estado. Desmontei todo o gabinete e olha… vai ter conector e fio assim lá no Japão! Na parte de baixo havia tanta ferrugem que os parafusos estavam fundidos à ela. Depois de desmontar o HBI, pude olhar com calma e analisar o quanto a ferrugem já havia detonado da chapa.
E tome lixa!
Comecei lixando a tampa inferior. Retirei a maior parte da ferrugem dos dois lados. Não retirei toda a ferrugem por dois motivos. O primeiro é por que eu ia fazer vário furos na placa, já que ela era ferrugem pura, e a outra é que o método que eu iria utilizar, aproveita a ferrugem como parte do processo. Apliquei então um convertedor, que tem como objetivo interromper a ação da ferrugem. Foram duas demãos até que o produto fizesse o trabalho completamente. Entre uma demão e outra, lixei os dois painéis laterais e outras barras menores de estrutura do gabinete. Fiz o mesmo processo com o convertedor de ferrugem nessas peças. Antes de dar por encerrado o trabalho de hoje, eliminei algumas (exatamente 3) moças da tampa, mas ainda existem outras 3 críticas e um empeno visível na parte superior, praticamente um “S”. Na pior parte, dá pra perceber que tentaram desamassar a tampa, mas só conseguiram piorar as coisas. Espero conseguir deixar tudo liso sem ter que usar recursos “extremos” rsrs… Muito trabalho pela frente!
Seguem fotos do 1º dia…
2 Respostas a Sony HB-F900 + HBI-F900 – Restauração – 1º Dia