Sony HB-F900 + HBI-F900 – Restauração – 1º Dia

Sony HB-F900 + HBI-F900

Salve pessoALL!

Ontem chegou aqui em casa para um serviço de restauração, um dos MSX mais bonitos já fabricados na minha opinião… e completinho, “double deck” 🙂 – SONY HB-F900 junto com o “acessório” AV CREATOR HBI-F900, simplificando, um mixer de som e imagens. Simplesmente espetacular!

Considerações iniciais, também conhecido como: Vamos ver o que temos aqui…

O micro, que originalmente é um 2.0, já foi devidamente atualizado para 2+, mas está precisando de um trato geral na lata… Muita ferrugem, arranhões, amassados, enfim, terá que passar por um OVERHAULIN´ literalmente e isso tudo multiplicado por 2! É como se fossem dois computadores para restaurar… ;).

Olhando com calma se percebe diversas moças na tampa, além de inúmeros arranhões. A parte inferior do HBI está tomada por ferrugem, chegando até as laterais e tampa traseira. Isso é o que mais me preocupa, já que se eu pintar ali, vou apagar os caracteres. Mas isso vou resolver no momento certo.

Primeiro passo: Desmontar TUDO!

Depois de ver o tamanho da “encrenca”, o negócio é desmontar tudo. Eu decidi começar pelo HBI, pois é quem está em pior estado. Desmontei todo o gabinete e olha… vai ter conector e fio assim lá no Japão! Na parte de baixo havia tanta ferrugem que os parafusos estavam fundidos à ela. Depois de desmontar o HBI, pude olhar com calma e analisar o quanto a ferrugem já havia detonado da chapa.

E tome lixa!

Comecei lixando a tampa inferior. Retirei a maior parte da ferrugem dos dois lados. Não retirei toda a ferrugem por dois motivos. O primeiro é por que eu ia fazer vário furos na placa, já que ela era ferrugem pura, e a outra é que o método que eu iria utilizar, aproveita a ferrugem como parte do processo. Apliquei então um convertedor, que tem como objetivo interromper a ação da ferrugem. Foram duas demãos até que o produto fizesse o trabalho completamente. Entre uma demão e outra, lixei os dois painéis laterais e outras barras menores de estrutura do gabinete. Fiz o mesmo processo com o convertedor de ferrugem nessas peças. Antes de dar por encerrado o trabalho de hoje, eliminei algumas (exatamente 3) moças da tampa, mas ainda existem outras 3 críticas e um empeno visível na parte superior, praticamente um “S”. Na pior parte, dá pra perceber que tentaram desamassar a tampa, mas só conseguiram piorar as coisas. Espero conseguir deixar tudo liso sem ter que usar recursos “extremos” rsrs… Muito trabalho pela frente!

Seguem fotos do 1º dia…

Esta entrada foi publicada em MSX. ligação permanente.

2 Respostas a Sony HB-F900 + HBI-F900 – Restauração – 1º Dia

Os comentários estão fechados