Construindo uma MegaFlashROM SCC – Parte 1

Pessoal,

A algum tempo atrás o amigo Ricardo Taconi (da lista de MSX) havia me chamado a atenção para um artigo do site MSX Village no qual descrevia a montagem de uma MegaFlashRom usando para isso um cartucho Konami SCC. O artigo foi escrito pelo conhecido usuário Jipe.

A MegaFlashRom, como o próprio nome indica, é uma adaptação que permite o carregamento de ROMs originais de cartucho para a  Flash. Diferentemente da ESE-SCC (como já demonstrado aqui), essa adaptação é extremamente simples.

Atualização: A memória Flash a ser utilizada aqui é a AM29F040(B) da AMD (de 512Kb). Depois de alguns usuários (Obrigado, PacMan!) terem encontrado problemas ao tentar utilizar Flash de mesma numeração, porém de marca diferente, eu recomendo somente o modelo da AMD para este projeto.

ATENÇÃO: Não nos responsabilizamos por danos causados ao seu cartucho ou micro devido as modificações ensinadas aqui. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!

 

Lista de Material:

1 x Cartucho SCC (Pennant Race, F-1 Spirit, Nemesis 2, Salamander, etc.)
1 x Flash AM29F040(B)-120PC
1 x Resistor de 4700 Ohms
1 x Chave (switch)

 

Ferramentas:

Ferro de solda, sugador de solda, tubo de solda, fio de wire up, serra pequena e cola instantânea tipo Super Bonder.

 

Antes de começar: 

A partir daqui, precisamos primeiramente identificar o tipo da placa Konami utilizada no cartucho, pois conforme o modelo da placa, será possível ou não efetuar a modificação.

Modelo A (Pennant Race, Salamander, etc.):

Este é o que nós chamaremos de “Modelo A”. Foi usado nos jogos Pennant Race e Salamander, possivelmente em outros títulos também. Esse modelo é passível de modificação.

Modelo B (Nemesis 2, etc.):

Este é o “Modelo B” utilizado no Gradius 2, e que será o alvo deste tutorial.

Modelo C (Nemesis 3, etc.):

Este é o “Modelo C” e não é passível de modificação devido a utilizar uma ROM de 32 pinos, como mostrado na foto. Este modelo foi utilizado no título Gofer no Yabou: Episode II (aka Nemesis 3).

 

Preparação da placa e remoção da ROM:

Para demontagem do cartucho, siga as instruções contidas neste artigo da MSXPro. Proceda então com a desoldagem da ROM original do cartucho, como mostrado a seguir:

Use o sugador e proceda com a desoldagem e remoção da ROM original com cuidado.

 

ROM removida com sucesso.

 

Caso sua placa seja a Modelo A, remova a solda do ponto indicado na foto, pois o mesmo servirá para inserir o pino 32 da Flash.

Por hoje é só. Em breve continuaremos…

Abs,
Daniel

Esta entrada foi publicada em MSX com as tags , . ligação permanente.