Configurando o TCP/IP Marinetti no System 6 do AppleIIGS

INSTALANDO O MARINETTI TCP/IP E MARINETTI LINK LAYER

Resolvi fazer um tutorial de configuração do TCP/IP do Marinetti, pois não consegui achar nenhum na internet que descrevesse de forma detalhada todo o processo. Nos próximos posts vou fazer o mesmo com a configuração de diversos aplicativos que acessam a internet utilizando ele.

Primeiro instale o Marinetti 3.0 (http://www.apple2.org/marinetti/Marinetti3.0b1.SHK). Basta clicar duas vezes sobre o arquivo que a instalação será feita automaticamente. Durante a instalação, você deverá escolher um folder onde ficarão os arquivos. É altamente recomendável que você tenha HD ou leitor de CF para trabalhar com rede e internet.

Depois, instale o TCP/IP (http://www.apple2.org/marinetti/TCPIP30b3.SHK). Nesse caso, a instalação deverá ser feita manualmente. Você deverá extrair o arquivo e copiá-lo para o folder System.Setup dentro do System folder do GS/OS, sobrescrevendo o arquivo existente.

Finalmente, instale o Uthernet Link Layer (http://www.wannop.info/speccie/uthernetll.bxy), também de forma manual. Você deverá extrair o arquivo e copiá-lo para o folder TCPIP dentro do System folder do GS/OS.

Agora basta reiniciar o GS/OS para que o ícone do TCP/IP apareça no Control Panel. O Uthernet Link Layer também deverá aparecer dentro das opções disponíveis na combo box dentro das configurações do TCP/IP.

 

CONFIGURANDO O MARINETTI TCP/IP

 

Na tela acima você pode observar o Control Panel do System 6 exibindo o módulo CDEV do TCP/IP e a tela de configuração e conexão do TCP/IP acessada a partir dele.

O primeiro passo é configurar o slot onde está a sua placa de rede. Esse tutorial tem como base a utilização da Uthernet desenvolvida pela A2 Retrosystems (http://www.a2retrosystems.com/).

Você deve selecionar a opção “your card” no slot onde a placa de rede está instalada. O mesmo procedimento deverá ser feito no Control Panel do Apple IIGS, que pode ser acessado pelas combinação de teclas control + open apple + ESC

 

 

Em seguida, clique duas vezes no ícone TCP/IP no control panel. Irá aprecer a tela abaixo. O link layer da Uthernet não utiliza os campos login/senha, portanto eles podem permanecer em branco.

Caso você possua um Primary Domain Name e/ou Secondary Domain Name em sua rede basta informar os endereços IPs. Para visualizar a configuração da sua rede, basta utilizar o comando ipconfig /all na linha de comando do .

A opção Connect to network when GS/OS boots conecta automaticamente o computador à rede no momento do boot. Show connect messages informa as mensagens de erro durante a conexão TCP/IP. É importante essa opção estar habilitada para resolução de problemas de conexão. Pra finalizar, você deve escolher o Link Layer Uthernet para conexão via TCP/IP.

 

 

Ao clicar no botão configure, será exibida a tela acima. Será necessário novamente informar o slot onde a placa de rede está instalada.

Caso você mantenha selecionada a opção DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), todas as opções abaixo serão configuradas automaticamente (para as redes que trabalham com IP Dinâmico). É a opção mais recomendada. Caso você queira setar as opções manualmente, você pode visualizar a configuração da sua rede utilizando o comando ipconfig /all na linha de comando do Microsoft Windows.

A opção Mac Adress (LSB only) deve permanecer o o valor 162.

 

 

Agora, você já poderá utilizar todos os programas compatíveis disponíveis. Dentro do folder TCP/IP, já existem o Telnet Marinetti e o Casper Web Server, que vem junto com os arquivos de configuração do TCP/IP. Além deles, existem diversos outros, tais como Spectrum Internet Suit (browser, email, file explorer), Silver Platter web Server, SAM2 (FTP), dentre outros.

Mais informações estão disponíveis nos sites do Marinetti (http://www.apple2.org/marinetti/) e da a2RetorSystems (http://www.a2retrosystems.com/Marinetti.htm)

Nos próximos posts vou falando sobre cada um deles e suas respectivas configurações.

 

Esta entrada foi publicada em Apple ][ com as tags , , , , . ligação permanente.