Como o tempo não tem ajudado muito o progresso na restauração do Sony (está fazendo frio e ventando à noite), hoje resolvi voltar a mexer no Hotbit. Ele já estava lingando, porém só funcionava sem o teclado plugado. Desmontar o Hotbit é brincadeira de criança. Já estava acostumado ao Expert, então esse agora é moleza.
Conforme eu ia desmontando, mais sujeira ia encontrando. Desmontei todo o teclado e mais sujeira… Me fez lembrar o Felix.
Lavei a parte superior do gabinete, a borracha que trabalha como se fora as molas das teclas, além do próprio teclado. Enquanto eles secavam, iniciei os testes apenas com a placa do teclado. Primeiro testei a continuidade do chicote do teclado. Tudo estava ok. Verifiquei alguns sinais principais, conferi trilhas, tudo normal. Esgotadas as possibilidades de ter algum dano físico na placa, resolvi substituir a chavinha de proteção do slot. Bem, pra quem não sabe, o Expert, por exemplo, não funciona se o plugue dessa chave não estiver ligado à placa mãe. Não custava nada testar, mesmo o micro tendo funcionado sem o teclado inteiro. Abri um Expert (ah não! de novo…) pra retirar uma chavinha de um dos slots e substituir a do Hotbit. Duas soldas pra cá, duas pra lá… e mais uma vez missão cumprida! O micro funcionou com o teclado plugado.
O próximo passo é desmontar o restante do micro, lavar (inclusive a placa principal) e remontar tudo pra fazer um teste mais completo.
Mais um MSX salvo!
Seguem as fotos…
- Que sujeira!!!
- Detalhe da borracha que faz o papel de mola para as teclas.
- Placa do teclado. Está perfeita.
- Teclado desmontado.
- Micro funcionando. Led aceso! Tudo ok!
- Foi só substituir essa chavinha aí!
- Placa do teclado. Agora funcionando.
- Próximo passo: Desmontar isso aí e lavar…
- Teclado e tampa lavados!
- Que diferença hein?
3 Respostas a Meu primeiro Hotbit – Parte 2