Finalmente chegou a A2MP3 direto dos EUA (apesar da greve dos correios). Fabricada pelo Vince Briel, da Briel Computers (http://www.brielcomputers.com)
Ela utiliza o controlador VMUSIC que possibilita tocar todas as decodificações do formato MP3 a partir de um pen drive formatado em FAT16 ou 32. Ela possui uma entrada USB 2.0 e uma saída com conector tipo P2 estéreo.
INSTALAÇÃO
O processo de instalação da placa é simples. Basta espetá-la em um slot vago (exceto o slot 0). Utilizei o 7 (o software vai solicitar o número do slot no momento da execução). O ponto negativo fica por conta da posição dos conectores. Eles não ficam virados para a parte de trás do gabinete, fazendo com que seja necessário usar um extensor para a USB e a saída de som.
SOFTWARE
Ela vem acompanhada com um software player demo open source (incluídos os códigos-fontes para que você possa fazer o seu player). De acordo com o fabricante, em breve será disponibilizada uma versão definitiva com mais recursos. O programa vem no formato de imagem PRODOS em um CD, juntamente com os manuais. Para transferir a imagem para o Apple II será necessário o ADTPRO (http://adtpro.sourceforge.net/) – através de cabo serial ou placa de rede – ou a CFFA3000 (http://dreher.net/) – através de USB ou Compact Flash. Ele possui as funções básicas de play, forward, reward, pause e stop.
Conector USB e saída de som P2.
Por ser demo, o player possui algumas limitações, tais como não reconhecer arquivos em pastas, formatos de nome de arquivo arquivo 8.3 e máximo de 100 músicas no pen drive. Vale lembrar que essas limitações são do software e não do hardware. Como mencionei acima, o fabricante prometeu, em breve, disponibilizar uma versão com mais recursos. Futuramente pretendo fazer meu próprio player rodando em cima do GS/OS (com interface gráfica).
Para rodar o programa, basta digitar na linha de comando do PRODOS “RUN MP3”. Você deverá informar também o número do slot onde a placa está instalada. A qualidade do som é excelente, não perde em nada para uma placa de som onboard de PC.
CONCLUSÃO
A qualidade de reprodução do áudio é realmente muito boa. O que deixa desejar é a posição dos conectores, o que dificulta a conexão do pen drive e do cabo de áudio. O software ainda precisa evoluir (de acordo com o desenvolvedor, ele será atualizado com o passar do tempo). Recentemente foi disponibilizada no site do fabricante uma nova versão do player (já em 80 colunas e com a correção de alguns bugs). Ainda vou testá-la para avaliar os resultados.
Pingback: Episódio 19 – Parte B – Periféricos novos para micros clássicos | Retrocomputaria