Com a chegada do Toshiba, a idéia agora é conhecer o micro, fotografar todos os detalhes, desmontar, fotografar novamente e decidir o que fazer em função de expansão.
O gabinete e o teclado são menores que dos Experts da Gradiente.
No painel frontal encontramos uma entrada de slot com botão de ejetar, entradas de joysticks, teclado, botão do power e drive interno de 3 ½ .
Em uma de suas laterais existem furações para que uma base seja instalada e o micro possa ser montado em pé no formato de torre.
Não exite espaço entre o teclado alfanumérico e o numérico, ajudando a ser mais compacto. O gabinete é inteiramente pintado, tanto por dentro quanto por baixo.
Leds nas teclas Caps Lock e kanji.
Painel traseiro, entradas de som, vídeo composto, RF, controle de canais,
RGB, Serial e Data corder.
Entrada do segundo slot, que fica na parte traseira do Pasopia. Sua localização é perfeita para uso de expansor de slots, ficando rente ao fundo e facilitando o apoio, sem contar na ajuda estética.
Manuais do Toshiba, em japonês obviamente !!!
O micro vem apenas com 64 Kb de RAM, a IDE precisa no mínimo de 128 Kb para funcionar, a necessidade de expandir a mapper é prioridade, porem existe pouca informação sobre ele na internet. A idéia agora é reunir todo conteúdo que for encontrado, e também registrar cada progresso que for sendo feito para documentar e expandir o Pasopia.
Alexandre Brandão
“As vezes só do inferno é que se vê o céu, saia dos seus sapatos e tente andar com os meus…” (Viva a Plebe)
6 Respostas a MSX 2.0 Toshiba HX-34 Pasopia IQ – Parte 2