Parece besteira, mas acredito que muitos “novos” usuários não saibam como acertar o relógio do sistema através da linha de comando (SHELL) no AmigaOS. E isso não é vergonha alguma, já que não é uma coisa usual, uma vez que muitos micros sequer tem o “relógio” fisicamente instalado no sistema.
Um dado curioso no AmigaOS é que ele tem, digamos assim, dois tipos de datas. A data e hora do sistema e a data e hora do micro.
Como assim?!?!
Data do sistema: É a data que é armazenada junto com o arquivo no momento da sua criação ou alteração. Ela é independente do clock (relógio do micro mantido à bateria);
Data do micro: Essa é a data armazenada no chip de relógio do micro e mantido à bateria, normalmente um CI “RTC”.
O comando DATE, quando digitado assim sem nenhum argumento, mostra a data e hora do sistema incluindo ainda o dia da semana. Para acertar a hora do sistema, você usa o comando DATE com a seguinte sintaxe:
DATE DD-MMM-YY HH(24hrs):MM:SS
Repare que o mês (MMM) representa o nome do mês abreviado em inglês.
Mas não se assuste se você desligar o micro e ao religá-lo descobrir que a data está errada. Como eu disse anteriormente, com o comando DATA, apenas a data do sistema foi acertada, mas a data do CLOCK (relógio do micro mantido por bateria) não! Pra isso você precisa executar o comando SETCLOCK, com a seguinte sintaxe:
SETCLOCK SAVE
Dessa forma, as informações de data e hora do sistema são gravadas (SAVE) no relógio do micro.
No dia seguinte, você liga o micro e descobre ao digitar o comando DATE que a data do sistema ainda está errada. Calma! É preciso executar o comando SETCLOCK novamente, mas dessa vez para carregar a data do sistema com os valores do relógio do micro, assim:
SETCLOCK LOAD
Pronto! Agora sim, os dois relógios estão “sincronizados” e atualizados. É comum colocar o comando SETCLOCK LOAD no Startup-Sequence, dessa forma você não precisa mais ficar executando esse comando toda vez que ligar o micro pra carregar a data do micro na data do sistema.
Se por um acaso você tiver criado algum arquivo antes de acertar o relógio do sistema, ou seja, criou ou alterou um arquivo e o mesmo está com a data errada e você quer acertar isso, saiba que é possível, com o comando SETDATE:
SETDATE nome_do_arquivo DD-MMM-YY HH(24Hrs):MM:SS
Se você omitir a informação da data e hora, o arquivo “nome_do_arquivo” terá sua data e hora de criação alteradas para a data atual do sistema, ou seja, a mesma que você vê ao digitar o comando DATE.
Existem ainda outros parâmetros opcionais tanto para o comando DATE, quanto para o SETDATE, mas como o intuito não é esgotar as possibilidades e sim apresentar uma forma simples de entender e aprender sobre as datas dos arquivos, não vou descrevê-los nesse tópico.
Depois disso tudo, se a data e a hora do seu micro continuam erradas… então trate de trocar a bateria, por que ela com certeza já foi pro brejo 😉
Grande abraço!